6.7.13

Buenos Aires receberá a segunda Olimpíada sul-americana

Foto: Divulgação
O Comitê Olímpico Internacional decidiu, nesta quinta-feira, qual será a cidade-sede da terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, a ser disputada em 2018. E, dois anos depois de o Rio de Janeiro receber a maior festa esportiva mundial, mais uma grande cidade da América do Sul receberá um evento oficial do COI. 

Buenos Aires, que em setembro deste ano já receberá a Sessão do COI que decidirá qual será a sede dos Jogos Olímpicos de 2020 (Istambul, Madri e Tóquio são as cidades candidatas), sediará esta que já é considerada a maior competição esportiva das divisões de base. Isso sem ter sido a grande favorita, assim como era o Rio na batalha para sediar a Olimpíada de 2016. Na verdade, a capital argentina era o grande azarão, visto que suas duas concorrentes (a britânica Glasgow e a colombiana Medellin) têm em comum o fato de terem maior experiência recente em receber competições poliesportivas (os portenhos receberam os Jogos Sul-Americanos em 2006, mas a cidade colombiana recebeu a edição seguinte, em 2010, e os escoceses sediarão a próxima edição dos Jogos da Comunidade Britânica, em 2014). Porém, a maior tradição dos argentinos pesou na escolha do COI.

Na primeira rodada da votação, Buenos Aires teve 40 votos, enquanto Medellin teve 32 e Glasgow, 13. Na rodada final, os portenhos tiveram 49 votos, enquanto Medellin teve dez votos a menos. Os III Jogos Olímpicos da Juventude serão realizados de 11 a 23 de setembro de 2018, e o Estádio Monumental de Núñez deverá receber as cerimônias de abertura e encerramento, além do atletismo.

A primeira edição do evento foi disputada em agosto de 2010, na Cidade de Cingapura. Mais de 3.500 atletas de 205 delegações disputaram medalhas em 26 modalidades esportivas. A competição foi considerada um sucesso, causando expectativas para a próxima edição, que será disputada de 16 a 28 de agosto de 2014, em Nanquim, na China. Um fato curioso: nenhuma das três primeiras edições dos Jogos Olímpicos da Juventude teve ou terá local no continente europeu.

Nenhum comentário: