20.7.13

Barcelona recebe o melhor do esporte aquático mundial

Começou neste sábado em Barcelona, na Espanha, a 15ª edição do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que a cada dois anos reúne o melhor do esporte aquático mundial em diferentes modalidades: natação, polo aquático, nado sincronizado, maratona aquática, saltos ornamentais e salto de penhasco, que estreia neste ano. A competição é disputada desde 1973 e esta é a terceira vez em que a Espanha recebe o evento - Madri sediou em 1986 e Barcelona, pela primeira vez, em 2003. Na verdade, a edição deste ano seria em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que desistiu por problemas financeiros.
 
O palco principal deste Mundial é o Palau Sant Jordi, que recebeu as finais de vôlei e handebol, além da ginástica artística, nos Jogos Olímpicos de 1992, e que agora sediará os torneios de natação e nado sincronizado. Outros dois locais de disputas olímpicas 21 anos atrás também receberão competições: os saltos ornamentais serão na Piscina Municipal de Montjuïc (que recebeu a mesma modalidade e também a fase inicial do polo aquático em 1992), e o polo aquático será no Complexo Aquático Bernat Picornell (que na disputa olímpica recebeu as finais da mesma modalidade, além de ser o palco da natação e do nado sincronizado, e da parte aquática do pentatlo moderno). Já as competições de maratona aquática e salto de penhasco serão no tradicional Port Vell, zona portuária da cidade catalã.
 
O Brasil conquistou suas primeiras medalhas neste sábado, ambas na maratona aquática de cinco quilômetros: prata para Poliana Okimoto (56'34"4) e bronze para Ana Marcela Cunha (56'44"4). O ouro ficou com a norte-americana Haley Anderson (56'34"2).

Nenhum comentário: