30.4.12

Grupos do basquete são sorteados

Foto: Jorge William/Agência O Globo
Foram sorteados nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, os grupos dos torneios feminino e masculino de basquete dos Jogos Olímpicos de Londres. As seleções de homens (que volta à disputa depois de 16 anos) e de mulheres do Brasil têm uma coisa em comum: ambas enfrentarão o país-sede na primeira fase e terão os Estados Unidos na outra chave.

No torneio masculino, ainda faltam definir três seleções que sairão do Pré-Olímpico, que será em julho, em Caracas, na Venezuela. No Grupo A, estarão Grécia, Porto Rico e Jordânia; no B, os donos da casa enfrentarão Nigéria e Lituânia; no C, estão Rússia, República Dominicana e Coreia do Sul; no D, Angola, Nova Zelândia e Macedônia. Os dois primeiros de cada grupo se classificam às quartas, cujos vencedores vão às semifinais, em que os vencedores garantem vaga nas Olimpíadas. Os perdedores das semifinais disputarão a última vaga. As duas melhores seleções do Pré-Olímpico irão para o Grupo A, em que enfrentarão Estados Unidos, França, Argentina e Tunísia. A outra equipe irá ao Grupo B, para enfrentar Espanha, Austrália, Brasil, China e Grã-Bretanha.

Ancara, capital da Turquia, sediará o Pré-Olímpico Feminino, no final de junho. No Grupo A, além das anfitriãs, estão Japão e Porto Rico; no B, República Tcheca, Nova Zelândia e Argentina; no C, Croácia, Coreia do Sul e Moçambique; no D, França, Máli e Canadá. As duas primeiras de cada grupo se classificam às quartas de final, cujas vencedoras garantem vaga nos Jogos. As perdedoras das quartas se enfrentam num mata-mata em busca da quinta e última vaga no torneio feminino. A primeira, a segunda e a quarta melhores seleções do Pré-Olímpico irão para o Grupo A, onde enfrentarão Angola, Estados Unidos e China. A terceira e a quinta melhores irão ao Grupo B, junto com Austrália, Brasil, Grã-Bretanha e Rússia.

Nenhum comentário: