30.4.12

Grupos do basquete são sorteados

Foto: Jorge William/Agência O Globo
Foram sorteados nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, os grupos dos torneios feminino e masculino de basquete dos Jogos Olímpicos de Londres. As seleções de homens (que volta à disputa depois de 16 anos) e de mulheres do Brasil têm uma coisa em comum: ambas enfrentarão o país-sede na primeira fase e terão os Estados Unidos na outra chave.

No torneio masculino, ainda faltam definir três seleções que sairão do Pré-Olímpico, que será em julho, em Caracas, na Venezuela. No Grupo A, estarão Grécia, Porto Rico e Jordânia; no B, os donos da casa enfrentarão Nigéria e Lituânia; no C, estão Rússia, República Dominicana e Coreia do Sul; no D, Angola, Nova Zelândia e Macedônia. Os dois primeiros de cada grupo se classificam às quartas, cujos vencedores vão às semifinais, em que os vencedores garantem vaga nas Olimpíadas. Os perdedores das semifinais disputarão a última vaga. As duas melhores seleções do Pré-Olímpico irão para o Grupo A, em que enfrentarão Estados Unidos, França, Argentina e Tunísia. A outra equipe irá ao Grupo B, para enfrentar Espanha, Austrália, Brasil, China e Grã-Bretanha.

Ancara, capital da Turquia, sediará o Pré-Olímpico Feminino, no final de junho. No Grupo A, além das anfitriãs, estão Japão e Porto Rico; no B, República Tcheca, Nova Zelândia e Argentina; no C, Croácia, Coreia do Sul e Moçambique; no D, França, Máli e Canadá. As duas primeiras de cada grupo se classificam às quartas de final, cujas vencedoras garantem vaga nos Jogos. As perdedoras das quartas se enfrentam num mata-mata em busca da quinta e última vaga no torneio feminino. A primeira, a segunda e a quarta melhores seleções do Pré-Olímpico irão para o Grupo A, onde enfrentarão Angola, Estados Unidos e China. A terceira e a quinta melhores irão ao Grupo B, junto com Austrália, Brasil, Grã-Bretanha e Rússia.

24.4.12

Início fácil para o futebol brasileiro

Foto: Getty Images
As seleções masculina e feminina de futebol do Brasil não têm do que reclamar do sorteio dos torneios de futebol dos Jogos Olímpicos, realizado hoje em Londres. As equipes, que tentam a inédita medalha de ouro, caíram em grupos relativamente fáceis nas fases iniciais.

No masculino, onde encabeça o Grupo C, o time treinado por Mano Menezes estreará contra o Egito, no dia 26 de julho (véspera da cerimônia de abertura), no Millennium Stadium de Cardiff, no País de Gales. Jogará em seguida contra a estreante Bielorrússia, no dia 29, no Old Trafford, em Manchester. Encerrará sua participação na primeira fase contra a Nova Zelândia, em 1º de agosto, no St. James' Park, em Newcastle.

Porém, a situação começa a ficar mais complicada nas quartas, já que, caso se classifique, o Brasil enfrentará um adversário do Grupo D, que pode ser Espanha ou Japão.

Grupo A: Grã-Bretanha, Senegal, Emirados Árabes Unidos e Uruguai
Grupo B: México, Coreia do Sul, Gabão e Suíça
Grupo C: Brasil, Egito, Bielorrússia e Nova Zelândia
Grupo D: Espanha, Japão, Honduras e Marrocos

No feminino, as comandadas por Jorge Barcellos pararam no Grupo E e estreiam no dia 25 de julho, contra a estreante seleção de Camarões, em Cardiff. No mesmo local, jogam no dia 28 contra as neozelandesas. Encerra a primeira fase contra a anfitriã Grã-Bretanha, no dia 31, no Estádio de Wembley, em Londres.

Se terminar em primeiro lugar, pegará nas quartas uma seleção que terminou em terceiro lugar em um dos demais grupos. Se acabar em segundo, enfrenta a segunda do Grupo F. Se for uma das duas melhores terceiras colocadas, enfrentará a primeira do Grupo G.

Grupo E: Grã-Bretanha, Nova Zelândia, Camarões e Brasil
Grupo F: Japão, Canadá, Suécia e África do Sul
Grupo G: Estados Unidos, França, Colômbia e Coreia do Norte

15.4.12

Uma demora preocupante

Ainda faltam mais de quatro anos e três meses para o início das Olimpíadas de 2016, mas a obra mais complexa prevista para o megaevento que o Rio irá sediar já começa a preocupar quem sofreu com os atrasos nas obras para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e sofre com a lentidão nos preparos para a Copa do Mundo de 2014: o Parque Olímpico (do qual já fazem parte a Arena Olímpica, o Complexo Aquático Nacional Maria Lenk e o Velódromo Nacional, que por sua vez terá que ser ampliado) que será construído no lugar do atual Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, deverá demorar para começar a ficar de pé. Resultado de um trato entre o prefeito carioca Eduardo Paes (a Prefeitura do Rio assumirá as obras do complexo esportivo, que será o grande centro de disputas nos Jogos) e a Confederação Brasileira de Automobilismo, que quer que seja construído um novo autódromo, no bairro de Deodoro. Leia mais aqui.

Vamos esperar que nenhum problema ameace o bom andamento dos preparos para os Jogos. Ao mesmo tempo, temos que cobrar rapidez nas autoridades para que os problemas do Pan e da Copa do Mundo não se repitam nas Olimpíadas. Afinal, as contas do Pan não fecharam até hoje e as perspectivas para a Copa são as piores possíveis.

1.4.12

Futebol olímpico: quase todos classificados


Estão quase totalmente preenchidas as vagas nos torneios de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres. Das dezesseis vagas no torneio masculino, quinze já estão ocupadas. Na Europa, além da anfitriã Grã-Bretanha, classificaram-se Espanha, Suíça e Bielorrússia, as três primeiras do Europeu Sub-21 do ano passado. Também em 2011, classificaram-se pela América do Sul as seleções de Brasil e Uruguai, campeã e vice do Sul-Americano Sub-20. Na Oceania, como era previsível, a vaga ficou com a Nova Zelândia. Nas Américas do Norte e Central, Honduras e México conseguiram suas vagas pelo Pré-Olímpico continental. Na África, Gabão, Marrocos e Egito foram os três primeiros do Pré-Olímpico africano. Na Ásia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e Japão terminaram em primeiro lugar nos seus respectivos grupos na fase final. Na repescagem entre os segundos colocados, o Omã superou Uzbequistão e Síria, e disputará a última vaga contra o Senegal, quarto colocado africano. O jogo será em 23 de abril, na cidade inglesa de Coventry, uma das sedes do futebol olímpico. 

No torneio feminino, são doze vagas. Na Europa, além da Grã-Bretanha, classificaram-se Suécia e França, as duas melhores seleções europeias da Copa do Mundo Feminina do ano passado, na Alemanha. Na América do Sul, Brasil e Colômbia já tinham garantido suas vagas no Sul-Americano Feminino de 2010. Japão (atual campeão mundial) e Coreia do Norte se classificaram na Ásia; África do Sul e Camarões são as representantes da África; Estados Unidos (atuais bicampeões olímpicos) e Canadá (atual campeão pan-americano) serão as seleções das Américas do Norte e Central. Falta apenas a representante da Oceania. Falta, em termos: a Nova Zelândia goleou a seleção de Papua Nova Guiné por 8 a 0 na primeira partida da final do Pré-Olímpico Feminino da Oceania. O jogo de volta na quarta-feira, em território papuásio, deverá ser mera formalidade...