26.11.11

Mais um logo de 2016 é revelado, com direito a uma novidade



Neste sábado, foi inaugurada a versão 2011 da tradicional Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Como a empresa responsável pelo evento também será patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, aproveitou-se a ocasião para ser revelado o logotipo oficial dos XV Jogos Paralímpicos, que serão realizados na cidade, de 7 a 18 de setembro do referido ano. O logo foi feito pela agência Tátil, a mesma do logo olímpico, anunciado no dia 31 de dezembro de 2010.

Paralímpicos? Pois é: o Comitê Paraolímpico Brasileiro decidiu mudar o nome das definições de eventos desportivos disputados por atletas portadores de deficiências. Segundo o CPB, ele o fez atendendo a um pedido do IPC, o Comitê Paraolímpico Internacional. O Brasil era o único país de língua portuguesa a usar o termo "paraolímpico" em vez de "paralímpico". Com a mudança, o CPB (agora oficialmente chamado de Comitê Paralímpico Brasileiro) busca uma maior padronização com o que é denominado no restante do mundo.

Com o tempo, o Olimpismo deverá se adaptar à mudança, mesmo admitindo ser difícil no começo. No mais, inicialmente, as duas formas serão aceitas, passando a ser usada a forma "paralímpico" de maneira gradual.

Nenhum comentário: