12.11.11

Em Guadalajara, todos os limites serão superados


Depois do sucesso dos XVI Jogos Pan-Americanos, encerrados no último dia 30, a cidade mexicana de Guadalajara voltará a receber uma grande festa do esporte nas Américas. Desta vez, será a quarta edição dos Jogos Parapan-Americanos, que começa com a cerimônia de abertura neste sábado, no Estádio Pan-Americano de Atletismo.

Será a segunda vez em que o México receberá o evento - o primeiro Parapan da história foi lá, na Cidade do México (sede do Pan em 1955 e 1975), em 1999. Mar del Plata, que recebeu o Pan em 1995, sediou a segunda edição, em 2003. Mas desde 2007, quando o Parapan foi disputado no Rio de Janeiro, a competição é disputada sempre na mesma cidade que recebera o Pan no mesmo ano, nos moldes do que acontece desde 1988 nas Paraolimpíadas.

Em Guadalajara, competirão quase 1.400 atletas de 23 países. Serão disputadas medalhas em 13 modalidades (atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de cinco, golbol, halterofilismo deitado, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco e vôlei sentado). A grande maioria das competições será classificatória para os Jogos Paraolímpicos de 2012, em Londres.

O grande destaque deste Parapan deverá ser a briga pela liderança histórica entre mexicanos e brasileiros. Nos três Parapans disputados até hoje, os dois países ganharam o maior número de medalhas de ouro, com os anfitriões deste ano estando apenas três ouros à frente dos anfitriões anteriores (259 do México contra 256 do Brasil). Há quatro anos, disputando em casa, o Brasil obteve o maior número de ouros: 83, com 68 pratas e 77 bronzes. O Canadá foi o segundo colocado no quadro de medalhas, com 49 ouros (112 no total). Estados Unidos e México ficaram com 37 ouros cada, mas os norte-americanos ganharam uma prata a mais (44 a 43).

Nenhum comentário: