1.11.11

E ainda houve boatos de que o Pan estava na pior


Encerraram-se os XVI Jogos Pan-Americanos, e pode-se considerar que o saldo foi positivo. Apesar de vários erros no decorrer do processo, os mexicanos foram aprovados na organização de eventos, mais uma vez. Isso prova que o Pan segue seu caminho rumo a uma maior valorização, mesmo que ainda seja conhecido por ser de baixo nível técnico e esnobado por muitos dos maiores atletas do continente, principalmente dos Estados Unidos.

Acredite: isso começou há quatro anos, no Rio de Janeiro. A notável organização do evento de 2007 credenciou os cariocas a receberem as Olimpíadas de 2016 e abriu precedentes para que outras cidades do continente sonhassem em fazer o mesmo. Neste ano, Guadalajara não tinha tantas pretensões - mas o sucesso deste Pan deu aos mexicanos o direito de imaginar que possam voltar a receber os Jogos Olímpicos um dia, já que foram os primeiros latino-americanos a fazê-lo (em 1968, na Cidade do México).

A próxima cidade a receber o Pan, de 10 a 26 de julho de 2015, será a canadense Toronto - o que é um grande fato. A maior cidade da segunda maior economia do continente americano, assim como o Rio era em 2007, sediará os Pan-Americanos com o sonho de sediar a maior festa do esporte mundial - quem sabe em 2024 ou 2028. A capital da província de Ontário é conhecida por ser uma cidade culturalmente rica, acima da média das cidades da América do Norte, por ser um grande destino imigratório. Toronto e várias cidades vizinhas (Hamilton, Burlington, Mississauga, Brampton etc.) prometem fazer os maiores Jogos Pan-Americanos de todos os tempos, e os canadenses têm todas as condições de fazê-los. E os brasileiros estaremos no aguardo. Afinal, o Pan de 2015 será o último estágio antes da festa que iremos receber no ano seguinte, no Rio.

Nenhum comentário: