22.12.09

As glórias e polêmicas do Prêmio Brasil Olímpico 2009

Realizou-se ontem, no Maracanãzinho, a edição 2009 do Prêmio Brasil Olímpico, a mais importante honraria esportiva nacional. O evento fechou um ano marcante para o esporte brasileiro, em que houve muitas marcas positivas e, principalmente, a escolha da cidade do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016. Foram entregues os prêmios de todas as modalidades esportivas sob anuência do Comitê Olímpico Brasileiro.

Por último, foram entregues os mais importantes prêmios aos atletas eleitos os melhores do ano pelo público. No masculino, o nadador César Cielo Filho ganhou o prêmio pelo segundo ano seguido, coroando um ano fantástico para o atleta, campeão e recordista mundial dos 50 e dos 100 metros livre. Cielo concorreu com o ginasta Diego Hypolito e o iatista Torben Grael.

A grande polêmica da noite se deu na premiação da melhor atleta do ano entre as mulheres. A judoca Sarah Menezes, bicampeã mundial juvenil, surpreendeu e ficou com o prêmio, derrotando a maratonista aquática Poliana Okimoto (que era a grande favorita) e Natália Falavigna, do taekwondo. O fato causou um debate sobre a necessidade de deixar a premiação nas mãos do público que acessa a Internet, que poderia votar quantas vezes quisesse, distorcendo os resultados finais - até o ano passado, cada internauta só poderia votar uma vez. Dessa forma, acaba-se elegendo o atleta mais popular, não exatamente o melhor do ano. É um caso a se pensar para eleições futuras.

Nenhum comentário: