22.12.09

As glórias e polêmicas do Prêmio Brasil Olímpico 2009

Realizou-se ontem, no Maracanãzinho, a edição 2009 do Prêmio Brasil Olímpico, a mais importante honraria esportiva nacional. O evento fechou um ano marcante para o esporte brasileiro, em que houve muitas marcas positivas e, principalmente, a escolha da cidade do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016. Foram entregues os prêmios de todas as modalidades esportivas sob anuência do Comitê Olímpico Brasileiro.

Por último, foram entregues os mais importantes prêmios aos atletas eleitos os melhores do ano pelo público. No masculino, o nadador César Cielo Filho ganhou o prêmio pelo segundo ano seguido, coroando um ano fantástico para o atleta, campeão e recordista mundial dos 50 e dos 100 metros livre. Cielo concorreu com o ginasta Diego Hypolito e o iatista Torben Grael.

A grande polêmica da noite se deu na premiação da melhor atleta do ano entre as mulheres. A judoca Sarah Menezes, bicampeã mundial juvenil, surpreendeu e ficou com o prêmio, derrotando a maratonista aquática Poliana Okimoto (que era a grande favorita) e Natália Falavigna, do taekwondo. O fato causou um debate sobre a necessidade de deixar a premiação nas mãos do público que acessa a Internet, que poderia votar quantas vezes quisesse, distorcendo os resultados finais - até o ano passado, cada internauta só poderia votar uma vez. Dessa forma, acaba-se elegendo o atleta mais popular, não exatamente o melhor do ano. É um caso a se pensar para eleições futuras.

18.12.09

Alívio de um lado, apreensão do outro


Nesta quinta-feira, foi divulgado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro o projeto de reforma do Estádio Mário Filho, no bairro do Maracanã, para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Pelo menos em um aspecto os amantes do esporte podem respirar aliviados: a demolição do Estádio de Atletismo Célio de Barros e do Complexo Aquático Júlio Delamare não está mais prevista para a construção de estacionamentos (ao contrário do que estava escrito aqui), que serão construídos no entorno do estádio, mais exatamente na região da Quinta da Boa Vista, que terá uma grande passarela a ligá-la ao estádio. Dessa forma fica bem mais fácil e mais barato, visto que ali estava prevista a construção de um novo estádio de atletismo e um complexo aquático.

Mas o grande problema é o de sempre: o alto custo da reforma. Está previsto o gasto de meio bilhão de reais para as profundas reformas estruturais que serão feitas no maior estádio do Brasil, que terá pequenas reformas nos primeiros oito meses de 2010 e será fechado de vez em setembro, para apenas ser reaberto em janeiro de 2013. É um problema de cujos detalhes você pode se lembrar neste texto. Isso tudo apenas poucos anos depois da reforma para os Jogos Pan-Americanos de 2007. Espera-se que, pelo menos, esta próxima seja a definitiva. Ou que valha para as duas próximas megacompetições que o Rio vai sediar...

Virou lugar comum, mas Cielo segue fazendo história


O nadador César Cielo Filho, campeão e recordista mundial dos 100 metros livre, segue confirmando a condição de maior nadador brasileiro de todos os tempos. Nesta sexta-feira, ele bateu o recorde mundial dos 50 metros livre, prova da qual ele também é campeão mundial, além de ser campeão e recordista olímpico. No Torneio Aberto de Natação de São Paulo, realizado no Esporte Clube Pinheiros (agremiação que defende), ele fez a marca de 20"91, batendo em três centésimos a marca anterior, pertencente ao francês Frédérick Bousquet (20"94). Essa foi a última competição com o uso dos chamados supermaiôs, que ajudam a adaptar melhor o nadador ao impacto das águas na piscina e não poderão mais ser utilizados a partir do ano que vem. Portanto, os recordes obtidos até este ano deverão demorar um pouco para serem batidos.

1.12.09

O "toque internético" da logomarca olímpica de inverno de 2014


Faltando pouco mais de dois meses para a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver, no Canadá, foi divulgada hoje a logomarca oficial da edição seguinte, que será disputada em Sochi, na Rússia, em fevereiro de 2014. Assim como ocorrerá nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, as letras e os números são as grandes estrelas da logomarca oficial do megaevento esportivo. Inclusive no que se refere à estranheza inicial.

Pela primeira vez, o endereço oficial dos Jogos é incluído no logotipo oficial dos Jogos (sochi2014.ru - o endereço .ru é referente às páginas com domínio na Rússia). Além disso, há um jogo visual entre as letras H e I e os números 1 e 4, fazendo com que pareça um reflexo entre as duas partes.

Os XXII Jogos Olímpicos de Inverno serão disputados de 7 a 23 de fevereiro de 2014. Já os XI Jogos Paraolímpicos de Inverno, na mesma cidade, serão disputados de 7 a 16 de março do mesmo ano.