26.7.09

O octa da Liga Mundial e outros fatos esportivos

Este domingo foi um dia agitado no meio esportivo internacional. O grande destaque foi a final da Liga Mundial de Vôlei em Belgrado, na Sérvia. O Brasil mostrou a sua força, no início do seu período de renovação rumo ao Mundial de 2010, na Itália, e às Olimpíadas de 2012, em Londres - nas duas ocasiões, a equipe treinada por Bernardo Rezende, o Bernardinho, tentará o tricampeonato. A Seleção venceu os donos da casa por 3 a 2, parciais de 22/25, 25/23, 25/22, 23/25 e 15/12, em cerca de duas horas e meia de partida. Além dos anfitriões sérvios, os brasileiros tiveram que enfrentar a pressão da torcida local e os árbitros de linha, também sérvios. Com o título, o oitavo de sua história (foi campeão também em 1993, em 2001 e de 2003 a 2007), o Brasil empatou com os italianos como os maiores campeões da Liga Mundial.

Encerrou-se, também neste domingo, a oitava edição dos Jogos Mundiais, em Kaohsiung, Taiwan. A Rússia acabou em primeiro lugar no quadro de medalhas, com 18 de ouro, 14 de prata e 15 de bronze, 47 no total. A Itália acabou em segundo, com 16 ouros; a China em terceiro, com 14; os Estados Unidos em quarto, com 13; e a Ucrânia em quinto, com 11. O país-sede, Taiwan, acabou em sétimo, com 8 ouros, 9 pratas e 7 bronzes. O Brasil acabou em 16º, com 3 ouros (no caratê, na categoria masculina até 60 quilos, com Douglas Santos; na ginástica aeróbica, na categoria individual feminina, com Marcela Lopez; e no punhobol), 3 pratas (uma na modalidade boules, na categoria Raffa, com a dupla feminina, e duas no fisiculturismo, com Diana Almeida, no fitness feminino, e Luiz Sarmento, no peso meio-pesado masculino) e 3 bronzes (no boules, categoria Raffa, dupla masculina; no paraquedismo, com Marat Leiras na categoria Dossel pilotagem; e na patinação artística, com Marcel Stürmer no individual masculino). Além disso, o Brasil ganhou duas medalhas no handebol de praia, modalidade de demonstração: ouro no masculino e bronze no feminino. A próxima edição dos Jogos Mundiais será disputada em 2013, em Cáli, na Colômbia (será a primeira vez que a América do Sul sediará a competição).

No Mundial de Esportes Aquáticos, em Roma, o Brasil acabou em quarto lugar no revezamento 4 x 100 metros livre. Os Estados Unidos ficaram com o ouro, a Rússia com a prata e a França com o bronze. Mas três nadadores brasileiros garantiram vagas nas finais de segunda-feira: Henrique Barbosa nos 100 metros peito, Nicholas Santos nos 50 metros borboleta e, entre as mulheres, Gabriella Silva nos 100 metros borboleta.

Um comentário:

Vicky MundoAfora disse...

Caro amiGO,
Como participante do ReUnidos AmiGOs voce é especial para nós. Sinta-se a vontade para adicionar o nosso banner no seu blog e venha participar mais ativamente dessa comunidade que foi feita para promover a nossa reUniao. http://enjeitadosdogo.blogspot.com/