15.6.08

Ufa!

Depois de um vendaval de polêmicas envolvendo os desentendimentos entre o treinador Paulo Bassul e a jogadora Iziane (nas quartas-de-final contra a seleção da Bielo-Rússia, ela se recusou a voltar à quadra quando chamada pelo treinador, e ele a cortou da equipe, com toda a razão), o Brasil garantiu vaga no torneio feminino de basquete das Olimpíadas de Pequim, ao derrotar Cuba por 72 a 67, na decisão da repescagem do Torneio Pré-Olímpico Mundial de Madri. Desta forma, vieram duas revanches de uma só vez: a da própria seleção brasileira, que vingou a derrota para as cubanas nas semifinais do Pré-Olímpico das Américas, e do treinador Bassul, que mostrou que tem o grupo nas mãos - como deve acontecer com todo técnico que se preze - e não deve se submeter a ataques de estrelismo de quem quer que seja. O basquete feminino do Brasil disputará sua quinta Olimpíada seguida - a primeira foi em 1992, com Hortência, Paula e Janeth - e buscará sua terceira medalha - foi prata em 1996 e bronze em 2000; em 2004, o Brasil acabou na quarta posição.

Além de Brasil e Bielo-Rússia, classificaram-se para as Olimpíadas as seleções de Espanha, República Tcheca e Letônia. O torneio começará no dia seguinte ao da cerimônia de abertura, 9 de agosto. As 12 seleções serão divididas em dois grupos de seis. Elas se enfrentam dentro dos próprios grupos, classificando-se as quatro primeiras de cada grupo para as quartas-de-final. Os grupos são os seguintes:

Grupo A: Austrália, Bielo-Rússia, Brasil, Coréia do Sul, Letônia e Rússia

Grupo B: China, Espanha, Estados Unidos, Nova Zelândia, Máli e República Tcheca

O Brasil estreará no dia 9 de agosto, contra a Coréia do Sul. No dia 11, enfrenta a Austrália, atual campeã mundial; no dia 13, pega a Letônia; no dia 15, joga contra a Rússia; e encerra sua participação na primeira fase contra a Bielo-Rússia, no dia 17.

Agora, resta torcer pela também classificação da seleção masculina, no Pré-Olímpico Mundial que será disputado no mês que vem, em Atenas.

Nenhum comentário: