4.6.08

Olimpíadas 2016: Rio se classifica para a fase final



Pela primeira vez em quatro tentativas (depois de Brasília 2000 e de Rio 2004 e 2012), uma cidade brasileira conseguiu passar à fase final de uma escolha de sede de Jogos Olímpicos. Nesta quarta-feira, em Atenas, o Comitê Olímpico Internacional definiu as cidades finalistas na luta para sediar as Olimpíadas de 2016, e o Rio de Janeiro está entre elas. Concorrerá com Chicago, Madri e Tóquio.

A classificação se deve ao amadurecimento e à maior profissionalização das candidaturas brasileiras, características aprimoradas com o sucesso dos Jogos Pan-Americanos do ano passado, realizados na capital fluminense. O evento de 2007 provou a boa capacidade brasileira para sediar grandes eventos. Além disso, o Brasil sediará a Copa do Mundo de 2014, e os brasileiros não irão querer perder a viagem. Claro, ainda há muita coisa a ser feita até a votação final.

Agora, a luta começa para valer. As três cidades concorrentes têm fortes apelos, e estão escoradas em economias resistentes. A competição será árdua e terminará em 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.

Nenhum comentário: