27.4.07

Inchaço no futebol do Pan. Mas, pelo menos, houve acordo. Menos mal



Na última quarta-feira, a ODEPA anunciou que entrou num acordo com a Conmebol e a Concacaf, e aumentará o número de seleções dos torneios de futebol masculino e feminino dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Além disso, apesar da idade máxima de 20 anos (com cada seleção podendo enviar até três jogadores mais velhos), as equipes terão autonomia para enviar times na faixa que desejarem. Os sul-americanos deverão enviar times Sub-17, visando a preparação para o Mundial da Coréia do Sul.

O anúncio encerra o impasse entre as três entidades esportivas, que divergiam quanto à idade máxima do torneio de futebol do Pan (a ODEPA e a Concacaf queriam seleções pré-olímpicas, até 22 anos; a Conmebol queria equipes Sub-17. A ODEPA anunciou recentemente que o Pan seria um torneio Sub-20, o que desagradou à FIFA, que organizará o Mundial da categoria no Canadá, na mesma época). Mas evidencia a falta de critério e de padronização do esporte mais popular do planeta no maior evento esportivo das Américas. Poucas vezes, desde que o torneio nasceu, em 1951, uma edição teve regulamento igual a outra. Nas Olimpíadas, por exemplo, o número de seleções é o mesmo (16) desde 1960. Houve uma exceção em 1976, com 14 equipes, mas apenas isso.

Tanto no masculino quanto no feminino, estava prevista a participação de oito seleções no futebol do Pan de 2007. Agora, serão 12 no masculino (Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Equador, Venezuela, Estados Unidos, Jamaica, México, Costa Rica, Haiti e Honduras) e 10 no feminino (Brasil, Estados Unidos, Jamaica, Panamá, México e Canadá já estão garantidos. As outras equipes sul-americanas ainda não estão definidas, mas se for levada em consideração a classificação no Sul-Americano do ano passado, serão Argentina, Uruguai, Paraguai e Equador). Ou seja, toda a tabela terá que ser refeita. E isso a menos de três meses da abertura, em 13 de julho.

Se levarmos em consideração que o presidente da ODEPA disse que tiraria o futebol do Pan se não fosse no Brasil, o anúncio pode ser considerado lucro.

Nenhum comentário: