26.8.13

O Rio recebe os melhores do judô mundial

Teve início nesta segunda-feira, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, mais uma edição do Campeonato Mundial de Judô. É a terceira vez em que a cidade recebe a competição - as duas primeiras foram em 1965 (na época em que apenas homens competiam) e em 2007.
 
O torneio é disputado desde 1956, e foi exclusivamente masculino até 1979. No ano seguinte, teve início o Mundial Feminino, disputado em anos pares, alternadamente com o masculino, até 1986. Em 1987, as duas competições se fundiram definitivamente numa só, disputada bienalmente até 2009. Desde então, o Mundial é realizado anualmente, exceto em anos olímpicos.
 
As primeiras medalhas foram entregues já nesta segunda. Na categoria até 60 quilos do masculino, o japonês Naohisa Takato foi o campeão, derrotando na final o mongol Dashdavaagiin Amartüvshin. As medalhas de bronze ficaram com o sul-coreano Kim Won-Jin e o azerbaijano Orkhan Safarov. Na categoria feminina até 48 quilos, a campeã olímpica Sarah Menezes chegou à semifinal, mas acabou derrotada por Mönkhbatyn Urantsetseg, da Mongólia - que sagraria-se campeã ao derrotar na decisão a japonesa Haruna Asami. Mas a brasileira derrotaria a norte-coreana Kim Sol-Mi na disputa do bronze, tornando-se a primeira medalhista do país nesta edição - o outro bronze foi para a belga Charline van Snick.

Nenhum comentário: