14.2.11

O sonho do ouro olímpico permanece vivo para o futebol brasileiro


Um show. Assim pode ser definida a conquista do título sul-americano Sub-20 pela Seleção Brasileira, obtida com a goleada por 6 a 0 sobre o Uruguai, que já tinha conseguido sua vaga com a vitória sobre a Argentina, na rodada anterior. Oscar (três vezes), Neymar (duas, sagrando-se artilheiro da competição com nove gols) e Danilo fizeram os gols do massacre brasileiro, visto como inimaginável antes de a partida começar, na cidade peruana de Arequipa.

Pode-se dizer que o Brasil fez uma partida absolutamente perfeita contra os uruguaios. Defesa consistente, meio de campo eficaz e ataque arrasador pontuaram a atuação brasileira. Além disso, os brasileiros não se deixaram levar pelas provocações adversárias, ao contrário do que aconteceu na derrota para a Argentina (a única da equipe em todo o torneio), na terceira rodada. Com o título, o futebol brasileiro se classifica para sua primeira Olimpíada em território europeu depois de 40 anos - a última vez tinha sido em 1972, nos Jogos de Munique (o Brasil foi eliminado na primeira fase). Em 1980 (Moscou), 1992 (Barcelona) e 2004 (Atenas), o país ficou pelo Pré-Olímpico - nestes últimos Jogos, o Brasil foi representado somente pela Seleção feminina, que ficou com a medalha de prata.

Com a vitória por 2 a 0 sobre a Colômbia, os argentinos torciam por uma goleada uruguaia por pelo menos cinco gols de diferença para que continuassem sonhando com o tricampeonato olímpico - mas quem a aplicou, ironicamente, foi o Brasil. Brasileiros, uruguaios, argentinos e equatorianos se classificaram para o Mundial da categoria, que será disputado na Colômbia. As vagas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, ao contrário do que escrevemos aqui anteriormente, serão preenchidas pelo Sul-Americano Sub-17, que será no Equador (por sinal, atual campeão pan-americano).

Brasil e Uruguai foram os primeiros países a se classificarem para o torneio olímpico de futebol de 2012, depois do país-sede, a Grã-Bretanha (que dominou os primeiros anos do futebol olímpico, sendo campeã em 1900, 1908 e 1912, e que voltará a disputar a competição depois de 52 anos; a última vez foi em 1960), que deverá colocar apenas jogadores ingleses na disputa. As três vagas europeias serão definidas no Campeonato Europeu Sub-21, em junho, na Dinamarca. As demais dez vagas (três asiáticas, três africanas, duas das Américas do Norte e Central, a da Oceania e o vencedor da repescagem entre os quartos colocados africano e asiático) serão todas definidas no ano que vem.

No torneio feminino de Londres - assim como na Copa do Mundo deste ano, na Alemanha -, as seleções sul-americanas serão Brasil e Colômbia, que se classificaram pelo Sul-Americano do ano passado (além destes dois países, Chile e Argentina representarão a América do Sul no Pan de Guadalajara, em outubro próximo). A mesma Copa do Mundo definirá as duas representantes europeias (Alemanha - anfitriã e atual bicampeã mundial - , França, Noruega e Suécia disputarão estas vagas; a Grã-Bretanha, como país-sede, já está classificada). Ainda serão definidas duas vagas asiáticas, duas africanas, duas norte-centro-americanas e a da Oceania, no próximo ano.

Nenhum comentário: