18.1.11

O primeiro grande candidato à Seleção Olímpica (se o Brasil se classificar...)

Na estreia do Sul-Americano Sub-20, na cidade peruana de Tacna, o Brasil venceu o Paraguai por 4 a 2. Vitória animadora, para dar moral, mesmo porque o Brasil acabou a partida com dois jogadores a menos. Além disso, a partida confirmou o talento de um dos poucos jogadores desta equipe que, caso a Seleção treinada por Ney Franco seja campeã ou vice da competição (classificatória para as Olimpíadas de Londres para os dois primeiros colocados, além de serem para o Pan de Guadalajara também para o terceiro e o quarto), deverão estar na Seleção Olímpica ano que vem: o atacante Neymar, autor dos quatro gols da vitória brasileira.

O artilheiro santista confirmou a condição de astro principal da companhia, fazendo a equipe jogar por ele. Mas há o risco de ele acabar se tornando o único jogador Sub-20 a figurar em Londres. Para efeito de comparação, esta é a segunda vez em que o Sul-Americano Sub-20 do ano anterior é usado como torneio pré-olímpico (a primeira foi em 2007; houve um Torneio Pré-Olímpico sul-americano de fato, entre 1960 e 2004). O Brasil foi campeão há quatro anos, e daquela equipe apenas o meia Lucas e o atacante Alexandre Pato estiveram na seleção que ganhou o bronze nas Olimpíadas de Pequim. A Argentina, vice-campeã sul-americana, teve aproveitamento um pouco melhor: a seleção bicampeã olímpica teve cinco jogadores que haviam disputado aquele Sul-Americano, entre eles o goleiro Romero e o meia Di María.

Na Seleção Olímpica, Neymar deverá ter a companhia do próprio Alexandre Pato (que completa 23 anos em 2012) no ataque e a presença do colega de clube Paulo Henrique Ganso no meio-campo (no momento, contundido; mas é visto por muitos como o grande nome do Santos, embora menos badalado que o atacante). Mas primeiramente o Brasil terá que se classificar como um dos dois primeiros colocados da fase final (que será disputada por seis seleções) deste Sul-Americano, o que não é fácil, por ser uma competição de alto nível técnico e fortemente disputada.

Um comentário:

janelaolimpica disse...

Além do Neymar, é bastante provável que os garotos de destaque da Copa SP de Fut Jr sejam lembrados para as olimpíadas. Vale ficar ligado na copinha também. Ontem ficou claro que a seleção ficará dependente do Neymar. Parabens, está linkado conosco também. Grande abraço!