30.12.10

A visita do COI e os seus elogios ao início da caminhada carioca

Neste final de ano, executivos do Comitê Olímpico Internacional (incluindo o presidente Jacques Rogge) estão em visita ao Rio de Janeiro, para conferir os preparativos do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. E as primeiras impressões sobre os preparativos cariocas são as melhores possíveis: o presidente do COI elogiou a antecedência com que a construção da Vila Olímpica está sendo tratada, ressaltando que o Brasil pode se tornar um dos países mais fortes do planeta no futuro. Mas como ressaltado, isso é apenas o começo de tudo. Há muita coisa para ser feita, principalmente em relação à infraestrutura a ser construída na cidade.

De fato, muito vem sendo feito, um ano e dois meses depois da escolha do Rio como sede. O túnel da Linha 4 do Metrô, que irá até a Barra da Tijuca (onde se concentrará a maior parte das competições), teve sua escavação completada meses antes do previsto. O logotipo oficial das Olimpíadas de 2016 será divulgado na noite de sexta-feira, último dia do ano. A Vila Olímpica começará a ser construída (inicialmente, em questões estruturais como fornecimento de água e esgoto) nos primeiros meses de 2011, com os primeiros dos 48 prédios (de 12 andares cada) sendo erguidos logo depois. O projeto geral do Parque Olímpico (que será construído no lugar do Autódromo de Jacarepaguá) será escolhido mediante concurso, coorganizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil.

Essas primeiras impressões são animadoras, mas não convém deixar a peteca cair. Há que se trabalhar com seriedade para que possamos organizar as melhores Olimpíadas de todos os tempos, daqui a pouco mais de cinco anos. É chegada a hora de mostrarmos a nossa força.

Nenhum comentário: