17.6.09

Rio 2016: Garantias são suficientes?

A apresentação das quatro cidades candidatas a sediar as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, realizada nesta quarta-feira na sede do Comitê Olímpico Internacional em Lausanne, na Suíça, foi mais uma etapa da eleição que será concluída em outubro, em Copenhague, na Dinamarca. Hoje, Chicago, Madri, Rio de Janeiro e Tóquio apresentaram seus trunfos para tentar convencer os membros do COI.

Os da candidatura carioca foram os seguintes: o fato de nenhuma Olimpíada ter sido realizada na América do Sul até hoje, a boa organização dos Jogos Pan-Americanos de 2007, a estabilidade econômica presente no Brasil (o que é considerado um alento para um mundo em crise), o histórico inexistente de atos terroristas em território brasileiro, a aparente harmonia entre as três esferas de governo... A concorrência de alto nível e as fortes suspeitas que pairam sobre as obras do Pan podem atrapalhar, mas o fato é que nunca uma cidade brasileira teve chances tão boas de sediar uma Olimpíada como está tendo agora. Resta à candidatura carioca trabalhar para que tais chances fiquem mais reais, mesmo porque a campanha é difícil e está entrando em seus momentos mais decisivos.

A apresentação segue nesta quinta-feira, em um hotel de Lausanne, onde haverá a possibilidade de reuniões individuais entre as cidades candidatas e os membros votantes.

Um comentário:

Lau Milesi disse...

Daniel, posso te asegurar que foi um sucesso. Vc viu a matéria no Jornal Nacional ontem ? Foi exatamente como a repórter Ilze Scamparini disse: "a equipe foi aplaudida de pé". E agora vem a corujice: meu filho faz parte dessa equipe e está lá. Há alguns minutos falei com ele, que já estava se preparando para dormir.Está cansadíssimo, mas felicíssimo.
Um beijo e parabéns pelo blog!!!