26.6.09

Os Jogos que unem um mar e três continentes


Nesta sexta-feira, terá início em Pescara, na Itália, a 16ª edição dos Jogos do Mediterrâneo, que reúnem os países banhados pelo Mar Mediterrâneo (Europa, Oriente Médio e Norte da África). 4.180 atletas de vinte e três países (Albânia, Andorra, Argélia, Bósnia-Herzegovina, Chipre, Croácia, Egito, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Itália, Líbano, Líbia, Malta, Marrocos, Mônaco, Montenegro, San Marino, Sérvia, Síria, Tunísia e Turquia) de três continentes disputarão medalhas em 28 modalidades (atletismo, basquete, bocha, boxe, canoagem, caratê, ciclismo, esgrima, esqui aquático, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, golfe, handebol, hipismo, iatismo, judô, levantamento de peso, lutas, natação, polo aquático, remo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, vôlei e vôlei de praia). Haverá também modalidades paraolímpicas.

A primeira edição dos Jogos do Mediterrâneo foi realizada em 1951, na cidade egípcia de Alexandria. Foi a concretização de uma ideia dada pelo então líder do Comitê Olímpico Egípcio, Muhammed Taher Pasha, durante os Jogos Olímpicos de 1948, em Londres. Nesta primeira edição, 734 atletas de dez países disputaram medalhas em 13 modalidades. Somente homens competiram nas primeiras quatro edições - as mulheres apenas estrearam em 1967, em Túnis, na Tunísia.

O evento foi, evidentemente, crescendo com o tempo, sempre sendo disputado no ano anterior ao das Olimpíadas até 1991, em Atenas. O intervalo desta edição para a seguinte foi de apenas dois anos - em 1993, os Jogos foram disputados em Languedoc-Roussillon, na França. Desde então, os Jogos do Mediterrâneo são disputados no ano seguinte ao dos Jogos Olímpicos. O evento tem como norma ser realizado somente em cidades litorâneas - apenas uma edição foi disputada numa cidade não-banhada pelo Mediterrâneo: a de 1983, em Casablanca (banhada pelo Oceano Atlântico), no Marrocos.

Curiosamente, alguns países que não são banhados pelo mar, mas que têm identificação com os vizinhos mediterrâneos, disputam os Jogos, como Andorra (que fica entre Espanha e França), San Marino (encravado na Itália) e Sérvia (que disputou várias edições na época em que ainda fazia parte da extinta Iugoslávia). As únicas delegações mediterrâneas filiadas ao COI que não disputam os Jogos do Mediterrâneo são Israel e Palestina - há projetos de que elas sejam convidadas a disputar futuras edições, assim como outros países como Bulgária e Portugal.

A Itália, sede da edição deste ano, é a líder histórica do quadro de medalhas dos Jogos do Mediterrâneo: até os Jogos de 2005, disputados na cidade espanhola de Almería, os italianos ganharam 687 medalhas de ouro, 584 de prata e 515 de bronze, 1.786 no total (o país também foi o primeiro no quadro de medalhas em 2005, com 57 ouros, 153 medalhas no total). França (529 ouros), Turquia (243 ouros), Espanha (241 ouros) e Iugoslávia (191 ouros, até 2001) formam os demais primeiros colocados.

Nenhum comentário: