17.9.08

Nossa maior Paraolimpíada


Confirmando o crescimento brasileiro no paradesporto, o Brasil realizou, na edição que se encerrou nesta quarta-feira em Pequim, sua melhor participação na história dos Jogos Paraolímpicos. Com as duas medalhas ganhas no último dia de competições (a prata de Tito Sena na maratona/T46 - para amputados - e o ouro no futebol de cinco, para deficientes visuais, graças à vitória por 2 a 1, de virada, sobre os anfitriões chineses), chegamos à fantástica marca de 16 medalhas de ouro, 14 de prata e 17 de bronze, 47 medalhas no total. O Brasil acabou em nono lugar na classificação final do quadro de medalhas (a China, que já tinha sido a primeira colocada em 2004, terminou em primeiro lugar também neste ano, com 211 medalhas - 89 de ouro, 70 de prata e 52 de bronze).
 
Agora, é pensar em Londres. A 14ª edição dos Jogos Paraolímpicos será disputada na capital britânica, de 29 de agosto a 9 de setembro de 2012. Os britânicos parecem estar se preparando bem: em Pequim, terminaram em segundo lugar no quadro de medalhas, embora tenham conquistado menos da metade dos ouros (42) dos chineses.
 
Mas o Brasil também quer fazer bonito em terras inglesas daqui a quatro anos, mesmo que não tenham o apoio que merecem. Darão mais uma mostra da superação dos limites, que já ocorrem no dia-a-dia. E, mais uma vez, nos encherão de orgulho, mesmo que não subam no lugar mais alto do pódio.

Nenhum comentário: