7.1.08

Rio 2016: Será que vale a pena investir tanto?



A candidatura do Rio para sediar as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016 se intensificou no mês passado, quando da exibição do seu logotipo oficial durante o Prêmio Brasil Olímpico e da divulgação da proposta da candidatura, com vários pontos polêmicos.

Entre esses pontos, está a mudança do autódromo (que daria lugar a um grande centro esportivo; o local de corridas já tinha sido modificado com a construção da Arena Olímpica, do Parque Aquático e do Velódromo para o Pan de 2007) para outro ponto da cidade, o que deverá acarretar mais protestos da comunidade automobilística nacional, já atingida com o que considera uma completa descaracterização do Autódromo Nelson Piquet - que, cá entre nós, já estava decadente com a transferência do Grande Prêmio do Brasil para Interlagos, em 1990.

De todo modo, há a previsão de grandes gastos somente com a candidatura do Rio para 2016, além do temor de que as nossas finanças não agüentem o tranco. Afinal de contas, muitos estão melindrados com os altos gastos feitos no Pan de 2007, e se preocupam com a Copa do Mundo de 2014, cujos investimentos prometem ser ainda maiores.

Considerando-se que a luta para sediar uma edição de Jogos Olímpicos é bem mais árdua que o normal, com concorrentes fortes e dispostos a jogar firme nos bastidores, cabe a pergunta: será que tanto investimento vai valer a pena? Essa é a primeira preocupação do Olimpismo, neste Ano Olímpico que se inicia.

Nenhum comentário: