25.10.07

Lewis Hamilton, a Jade Barbosa da Fórmula-1?



No post anterior, falamos da ginasta Jade Barbosa, ganhadora de três medalhas nos Jogos Pan-Americanos e terceira colocada no individual geral no Mundial de Stuttgart. Um dia antes de ganhar sua medalha de ouro no salto sobre a mesa no Pan, Jade ficou em quarto lugar no individual geral, não subindo ao pódio devido a uma falha no último aparelho, as barras assimétricas. Ela se abalou na hora, mas foi até o fim. No dia seguinte, foi a melhor no salto sobre a mesa.

Guardadas as devidas proporções, algo parecido pode ocorrer na Fórmula-1 (peço licença para falar do automobilismo, um esporte não-olímpico). O jovem piloto inglês Lewis Hamilton, 22 anos, liderava o campeonato até a última prova. Poderia conquistar o título na penúltima corrida da temporada, o Grande Prêmio da China, mesmo que chegasse em segundo. Mas pagou caro pela inexperiência: em Xangai, errou muito e parou na entrada dos boxes. Na última prova, em São Paulo, falhou logo na primeira volta, perdeu muitas posições e chegou na sétima posição, vendo o finlandês Kimi Raikkonen vencer a prova e sagrar-se campeão.

Há quem compare Hamilton ao time do Botafogo neste ano, que acabou falhando em momentos decisivos. Prefiro compará-lo a Jade Barbosa, por seu talento e inexperiência. Assim como a ginasta deu a volta por cima no dia seguinte a uma grande falha, o piloto pode muito bem fazer o mesmo no próximo ano. É só botar a cabeça no lugar, pois talento ele tem.

21.10.07

Ginasta é convidada para o revezamento da tocha olímpica... Mas pode não participar



A ginasta Jade Barbosa, ganhadora de três medalhas nos Jogos Pan-Americanos e terceira colocada no individual geral no Mundial de Ginástica Artística deste ano, foi escolhida por voto popular (promovido por um dos patrocinadores oficiais dos Jogos Olímpicos de Pequim) para participar do revezamento da tocha olímpica em 11 de abril do próximo ano, em Buenos Aires - mas corre o risco de não poder participar. O motivo: no mesmo dia, está marcada uma etapa da Copa do Mundo, na cidade alemã de Cottbus. Essa etapa, além de preparatória para as próprias Olimpíadas, é importante para efeito de classificação para a Superfinal, em dezembro de 2008.

Ela tinha concorrido com o nadador Thiago Pereira, ganhador de várias medalhas de ouro no Pan, e ganhou por larga margem de votos (recebeu mais de cem mil). A empresa que patrocina o revezamento e que promoveu o concurso informou que está analisando o assunto (fonte: Lancenet!).