5.6.07

A chama do Pan 2007 e a logomarca das Olimpíadas de 2012



Ao mesmo tempo em que a chama pan-americana, acesa ontem no México, chega ao Brasil e começa a sua jornada até o Rio, foi divulgada ontem a logomarca oficial dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

À primeira vista, a logomarca (que, segundo seus criadores, visa a conquistar a juventude através do espírito de interatividade que dá a entender) é bem estranha. Muitos a acharam horrível. Eu não diria tanto a respeito disso.

As logomarcas de cada grande competição polidesportiva remetem à cultura de cada país e costumam causar estranheza inicial. O logotipo dos Jogos Pan-Americanos de 2007, por exemplo. Demorou um tempo para que fosse ser assimilado. Hoje é sucesso - muito por causa da mensagem dita, muito por causa do costume adquirido em vê-lo quase todos os dias, em peças publicitárias. Isso pode muito bem acontecer com o logotipo dos Jogos de Londres.

E ainda há a vantagem da alta usualidade - pela primeira vez, o mesmo símbolo será usado tanto nas Olimpíadas quanto nas Paraolimpíadas. A única diferença será a substituição do símbolo do COI (o dos cinco anéis) pelo do Comitê Paraolímpico Internacional. Aliás, há um alto intercâmbio entre os comitês organizadores dos Jogos e dos Parajogos: em 2007, por exemplo, a mascote será a mesma, tanto no Pan quanto no Parapan do Rio.

Falando em mascotes, principalmente depois da divulgação da logomarca, há uma grande expectativa quanto à mascote dos Jogos de Londres. A maior de todas foi o ursinho Mischa, dos Jogos de Moscou, em 1980. A última mascote olímpica com algum carisma foi o cachorrinho Cobi, das Olimpíadas de Barcelona, em 1992... Desde então, mascotes insípidas e perfeitamente esquecíveis.

Nenhum comentário: