8.5.07

Futebol no Pan: Bem que poderiam facilitar...

Foi anunciado ontem pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 (CO-Rio) que, devido ao aumento do número de participantes do torneio de futebol feminino de 8 para 10, este torneio terá que se iniciar dois dias antes da cerimônia de abertura, que será no dia 13 de julho.

Provavelmente, o regulamento terá dois grupos de cinco equipes cada. Mas a coisa poderia ser mais facilitada, sem a necessidade de "alongar" o torneio. As dez seleções poderiam ser divididas em três grupos: um de quatro e dois de três equipes cada. Os dois primeiros do grupo de quatro e o primeiro de cada um dos grupos de três se classificaria para as semifinais.

O amigo leitor deve achar tal coisa muito estranha e injusta, visto que algumas seleções teriam que jogar três partidas e outras, duas na primeira fase. Mas houve precedentes. Nas Olimpíadas de 2004, por exemplo.

No torneio de futebol feminino dos Jogos de Atenas, também houve dez seleções. Inicialmente, a idéia seria também dividi-las em dois grupos de cinco. Depois, mudaram de idéia e dividiram-as em três grupos. Mas, ao invés de quatro classificados (o que seria o correto), foram oito! Ou seja: três seleções do grupo de quatro, os dois primeiros dos grupos de três... e o último colocado de melhor campanha do grupo de três. Ou seja, uma bizarrice só. Felizmente, esse regulamento não será mais repetido (a partir de 2008, o Torneio Olímpico de Futebol Feminino será disputado por 12 seleções).

Nenhum comentário: